17.1.10

O Mistério do Logos e da Imagem Divina

No 8° capítulo, intitulado “O mistério do logos e da imagem divina”, Feuerbach enfatiza que a importância essencial da trindade para a religião concentra-se sempre na essência da segunda pessoa Filho, Cristo. O Deus verdadeiro e real de uma religião é sempre chamado de mediador e efetivou o mistério da encarnação, porque somente este é o objeto imediato da religião. Deus Pai existe por trás do Deus Filho, porque o Deus é razão fria, é objeto, ao passo que Cristo é a essência objetiva da fantasia e predominantemente imagem. O homem enquanto um ser emotivo e sensorial só é dominado e satisfeito pela imagem. O homem fabrica uma imagem de Deus, transformando a entidade abstrata da razão, a entidade do pensamento, num objeto dos sentidos ou numa entidade da fantasia. Mas ele coloca esta imagem no próprio Deus, porque naturalmente sua necessidade não seria correspondida se não conhecesse esta imagem como uma verdade objetiva, se fosse para ele apenas uma imagem subjetiva, diversa de Deus, feita pelo homem. * Razão = Logus: é objeto do pensamento, é pensamento imaginado, o poder da palavra é o poder da imaginação, tem poder redentor, conciliatório e libertador, Deus é a essência objetiva. * Imagem # Primeira característica: é sensorial, gera a crença, Cristo é a imagem que substitui Deus, assim Cristo se torna o resplendor da fantasia, a imagem querida do coração. # Segunda característica: a trindade centra mais em cristo, confirma-se que a religião através da palavra toma a aparência pela essência e acaba por seduzir. O que gera a diferença da palavra humana (é transmitida) e da palavra cristã (obra, milagre). A religião reduz o significado da palavra e a torna transcendente.

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