17.1.10

A Essência do Homem em Geral

Na introdução, 1° capítulo, intitulado “A essência do homem em geral”, Feuerbach inicia dizendo que a diferença entre o homem e o animal é a consciência, mas a consciência no sentido do gênero, da essencialidade humana. Isso significa que só o homem tem consciência de si mesmo e é objeto para si mesmo em nível de espécie. Ao tomar consciência de si o homem toma consciência de sua humanidade em geral, pois além de se perceber como indivíduo, reconhece a sua participação na espécie humana. Quando fala de si o homem se comunica com a sua essência, que não é finita, mas ilimitada, ao mesmo tempo Eu e Tu. Na essência da qual o homem é consciente e realiza a sua humanidade, estão a razão, a vontade e o coração, atributos da sua perfeição e os elementos que fundamentam a sua existência, pois o homem existe para conhecer, para amar e para querer, sendo assim esta trindade divina para Feuerbach seria a sua principal finalidade. O homem toma consciência de si mesmo através dos objetos, são os objetos que revelam a essência do homem. O poder do objeto (Deus) sobre o homem é o poder da sua própria essência. O sentimento é a essência subjetiva e, ao mesmo tempo objetiva da religião – “Deus só pode ser conhecido por Deus” - somente o sentimento pode elevar o homem a Deus. O sentimento é de natureza divina por isso somente através dele é possível perceber a divindade.

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